top of page

OBRAS BÁSICAS  - ESPIRITISMO  (ALLAN KARDEC)

O livro dos espíritos

o livro dos médiuns

o evangelho segundo o espiritismo

o cÉu e o inferno

a gênese

O Livro dos Espíritos se divide em quatro livros.

 

Livro Primeiro — que se refere a Deus, à criação e aos elementos gerais do Universo.

Livro Segundo — que versa sobre os Espíritos, as reencarnações, a vida espírita, a emancipação da alma e assuntos correlatos.

Livro Terceiro — que aborda as leis morais.

Livro Quarto — que focaliza o tema esperanças e consolações.

 

Ao analisar a codificação espírita, composta pelos seguintes livros — o pentateuco kardequiano:

 

O Livro dos Espíritos (1857)

O Livro dos Médiuns (1861)

O Evangelho segundo o Espiritismo (1864)

O Céu e o Inferno (1865)

A Gênese (1868)

 

Concluímos que O Livro dos Espíritos é a espinha dorsal do Espiritismo. Nele se encerra toda a Doutrina. Nos demais estão aclaramentos, elucidações, lições complementares que facilitam a compreensão.

 

Há uma análise muito interessante feita pelo professor Herculano Pires, demonstrando que todos os livros da codificação podem ser identificados em O Livro dos Espíritos.

 

"Assim como, na Bíblia, há o núcleo central do Pentateuco, e no Evangelho, o do ensino moral do Cristo, no O Livro dos Espíritos podemos encontrar uma parte que se refere a ele mesmo, ao seu próprio conteúdo: é o constante dos Livros I e II, até o capítulo quinto. Esse núcleo representa, dentro da esquematização geral da codificação, que encontramos no livro, a parte que a ele corresponde. Quanto aos demais, verificamos o seguinte:

1°) O Livro dos Médiuns, seqüência natural deste livro, que trata especialmente da parte experimental da doutrina, tem a sua finte no Livro II, a partir do capítulo sexto até o final. Toda a matéria contida nessa parte é reorganizada e ampliada naquele livro, principalmente a referente ao capítulo nono: 'Intervenção dos Espíritos no mundo corpóreo'.

 

2°) O Evangelho segundo o Espiritismo é uma decorrência natural do Livro III, em que são estudadas as leis morais, tratando-se especialmente da aplicação dos princípios da moral evangélica, bem como dos problemas religiosos da adoração, da prece e da prática da caridade. Nessa parte o leitor encontrará, inclusive, as primeiras formas de 'Instruções dos Espíritos' comuns àquele livro, com a transcrição de comunicações por extenso e assinadas, sobre questões evangélicas.

 

3°) O Céu e o Inferno decorre do Livro IV 'Esperanças e Consolações', em que são estudados os problemas referentes às penas e aos gozos terrenos e futuros, inclusive com a discussão do dogma das penas eternas e a análise de outros dogmas, como o da ressurreição da carne, e os do paraíso, inferno e purgatório.

 

4°) A Gênese, os Milagres e as Predições relaciona-se aos capítulos II, III e IV do Livro I, e capítulos IX, X e XI do Livro II, assim como as partes dos capítulos do Livro III que tratam dos problemas genésicos e da evolução física da Terra. Por seu sentido amplo, que abrange ao mesmo tempo as questões da formação e do desenvolvimento do globo terreno, e as referentes a passagens evangélicas e escriturísticas, esse livro da Codificação se ramifica de maneira mais difusa que os outros, na estrutura da obra-máter.

 

5°) Os pequenos livros introdutórios ao estudo da doutrina, O Principiante Espírita e O que é o Espiritismo, que não se incluem propriamente na Codificação, também eles estão diretamente relacionados com O Livro dos Espíritos, decorrendo da 'Introdução' e dos 'Prolegômenos'.

 

A codificação se apresenta, pois, como um todo homogêneo e conseqüente. À luz desse estudo, caem por terra as tentativas de separar um ou outro livro do bloco na Codificação, como possível expressão de uma forma diferente de pensamento."

(Texto retirado do Livro Entendendo o Espiritismo - Curso Básico - Editora Aliança 2ªEdição)

(As capas dos livros , assim como os arquivos foram obtidos no site da FEB - Federação Espírita Brasileira)

bottom of page