top of page

Escola de Aprendizes do Evangelho

ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO (INICIAÇÃO ESPÍRITA)
 

Na evolução espiritual, eterna e

progressiva, jamais há um fim definitivo, um alvo final.

O Espírito sobe degrau a degrau, a imensa escada ascensional,

havendo sempre um novo começo para coisas novas.

(Na Semeadura I) 
 

O QUE É A ESCOLA DE APRENDIZES DO EVANGELHO

 

É um programa organizado para proporcionar a vivência do cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da humanidade por meio da Reforma Íntima do ser. Busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro autoconhecimento e despertamento de seus ideais divinos.

 

Não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra “escola”, mas sim de um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do espiritismo para o Bem da humanidade.
 

QUAIS SÃO SUAS FINALIDADES

As Escolas de Aprendizes do Evangelho preparam e purificam os Espíritos para o ingresso em vidas mais perfeitas, na comunhão de todos os dias com Deus, despertando a consciência interna para que vibre em sintonia com os planos espirituais mais elevados.

 

Não é um curso comum de preparação teórica, mas a oportunidade que o aprendiz tem para adestrar suas forças, sem temor e represálias, terçar armas contra si mesmo, isto é, contra todas as suas imperfeições: maus pensamentos, más palavras e más ações, e provar a si próprio que está 

combatendo por decisão própria sem engodos ou forçamentos, visando seu próprio engrandecimento espiritual.

 

A síntese dos ensinamentos dados na Escola de Aprendizes do Evangelho, corresponde às seguintes metas principais:


1. A conquista da redenção espiritual pela vivência consciente do Evangelho de Jesus.

 

2. O conhecimento da existência da mônada – partícula divina original – , núcleo espiritual do ser humano a exteriorizar-se permanentemente na autopurificação individual.

 

3. O meio mais simples de incorporar estas verdades maiores é o conhecimento de si mesmo e da existência de Deus em nós, na forma dessa luz interna, independente do arcabouço físico formador da personalidade exterior, mundana, transitória.

 

4. A consciência dessa nossa existência em Deus, como reflexo luminoso e vivo que d´Ele somos, conquanto o ignoremos, é uma imensa força evolutiva, que nos dá segurança e nos impulsiona decididamente para as realizações construtivas do Espírito, hoje e no futuro próximo.

 

5. Os nossos pensamentos, palavras e atos são percebidos por essa presença divina e imanente e registrados pela luz etérea, que assegura a atualização perfeita e assídua dos arquivos da eternidade. Jesus dizia: “Não sou eu quem falo, mas o Pai que está em mim”. Com essa frase, expressava uma verdade eterna e universal, dentro da qual vivemos, no mais das vezes inconscientemente.

 

6. Essa conscientização de Deus em nós, por si só fará do aprendiz um verdadeiro discípulo no momento mesmo em que ela se efetivar no seu mundo interno; e se essa conscientização for sincera e profunda, integrará logo o discípulo na eternidade do seu destino sem possibilidade de retrocesso. Tal é o poder que possui a partícula divina de desencadear em si mesma sentimentos do Bem e do Amor universal que nela existem em potencial desde sua criação na mente divina!

 

(Falando ao Coração, Edgard Armond)

Este texto foi retirado do livro Vivência do  Espiritismo Religioso (Editora Aliança)

COMO PARTICIPAR

 

No momento não temos turmas abertas, porém se houver interesse envie uma mensagem,  deixe seus dados (Nome Completo e telefone) através do "Contato" neste site. 

bottom of page